terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O Futuro Dos Deuses

Poseidon, Apolo, Zeus, An, Enlil, Horus, Isis e muitos outros deuses de diversas culturas são desacreditados hoje e apenas alimentam a Hollywood com seus filmes mal elaborados e repletos de efeitos visuais.

Nem se quer um dos deuses desses filmes são levados a sério hoje, porém já foram um dia, e posso ver o futuro dos deuses de hoje:

Todos os deuses se encaixam de forma perfeita para a sociedade que os adora.

Cada sociedade e cultura projetam seus próprios deuses a própria imagem e semelhança, como os vikings, eis um excelente exemplo do que pude observar: _Deuses guerreiros para um povo guerreiro.

A criação de novas tecnologias fora responsável pala “morte” de milhares de deuses, afinal as necessidades mudaram e os deuses também.

Os deuses não são eternos.

A resistência de um deus é a mesma que a de seu povo, e quando uma nova ideia surgir na mente desse povo o deus em questão corre um grande risco de perder seus devotos ou de sofrer uma mudança radical, como por exemplo, tornar-se um único deus no lugar de um enorme panteão como ocorrera com Javé.

Javé ou Jeová é resultado da união de um panteão de deuses, levado ao topo por pequenos grupos de adoradores, Jeová foi se infiltrando aos poucos até ter seu nome consagrado como único e verdadeiro deus.

Jeová obteve inegável sucesso, a bíblia o exalta como único deus, porém a arqueologia conhece a real trajetória de Jeová até chegar ao topo. Jeová foi usurpando o lugar de deuses como Baal e El. O futuro de Jeová fica claro quando observado o destino cruel que tiveram os outros deuses.

Alguns sobreviveram por quatro mil anos, outros não chegaram a tanto, mas o fato é que o futuro dos deuses é o mesmo das sociedades que os projetam – Extinção.

Um comentário:

  1. Poxa muito bom o post, gosto do seu ponto de vista e compartilho do mesmo. Tudo de bom e continue escrevendo porque voce faz muito bem isso. até mais tudo de bom. Paulo

    ResponderExcluir