sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Crianças Melhores

Posso vê-los lutando até a morte uns contra os outros, e confesso, não me importaria se fossem adultos formados, afinal, não acho que símios humanos possam aprender a serem melhores aos trinta anos, mas são apenas crianças com o cérebro ainda em formação.

Reconheço que parte do que sei sobre esse comportamento brutal é proveniente de uma mídia que apenas quer o “sangue nosso de cada dia”, porém é inegável a natureza selvagem contida neles, isso pode ser visto em seus esportes e em praticamente todas as formas de entretenimento.

O que esperar dessa sociedade que migra de mal a pior?

Talvez, roubar suas “sementes” temporariamente e ensinar-lhes o que ninguém parece ensiná-los fosse uma solução.

Sinto uma dor indescritível ao ver jovens matando uns ao outros por diferenças tolas, talvez haja em suas casas pais conservadores, de pensamento retrogrado e de educação limitada.

Não acho possível que isso venha das próprias crianças, pois não acredito no mal puro.

O comportamento é resultado de influencias, as crianças sempre pegam as referências mais próximas, mas os pais parecem não observá-los como deveriam, pois eles trabalham fora para dar o melhor para seus filhos e quando chegam a suas casas os mesmos já estão a dormir e o melhor nunca lhes é dado.

A melhor escola, a melhor roupa, os melhores moveis e brinquedos, nada disso é deveras importante, mas sim a presença dos pais para ensilar-lhes os limites da vida, o respeito às diferenças e a compreensão delas, talvez não haja humano algum capacitado para doutriná-los e fazê-los compreenderem o valor real de suas vidas, mas o pouco de esforço nesse sentido já significativo o bastante.

O que sei sobre a desenvoltura da consciência humana é que em parte a responsabilidade é da genética e nada pode ser feito, mas grande parte é do ambiente no qual a criança vive e é ai que educadores, sejam os pais ou professores devem entrar e oferecerem às crianças o melhor de si.

Uma frase proveniente de um símio influente para alguns grupos chamou-me a atenção e é com ela que encerro essa minha reflexão:

“Todo o mundo pensando em deixar um planeta melhor para os nossos filhos... Quando pensarão em deixar filhos melhores para o nosso planeta?”

Um comentário:

  1. Esse é o grande problema da modernização familiar, os pais lutam para dar o melhor beneficio material para as crianças, mas esquecem que é muito mais importante os benefícios morais, creio que já estamos muito evoluídos materialmente, as vezes questiono o porque de tudo isso em nossa volta, o que precisamos é ensinar aos pequenos o valor moral, temos que desenvolver o nosso interior, só assim o mundo sera um lugar melhor, pois o mundo é feito de nós mesmos.

    ResponderExcluir