domingo, 31 de outubro de 2010

É Proibido

Esse planeta é riquíssimo em todos os sentidos, mas o sentido a qual quero me dirigir é o dos costumes culturais, a proibição de atos em alguns grupos e absorção desses mesmos atos noutros grupos.

Entres os humanos há dois grupos que me preocupo verdadeiramente em escutar, são eles os grupos de crianças ou jovens e os idosos, afinal, os jovens estão em processo de formação intelectual e precisam de atenção para seus questionamentos e aprendo com suas perguntas, já os idosos possuem vasta experiência de vida e possuem muito a me oferecer no que diz respeito ao comportamento humano.

Hoje fui rodeado por crianças que me disseram que um homem lhes condenou a atitude de sinalizarem em seu corpo a cruz, compreendo que para alguns seguidores de superstição o sinal da cruz é benéfico e traz proteção e que para outros é sinal de atraso ou desrespeito ao suposto sacrifício de um redentor, mas fiquei indignado com a atitude do homem ao censurar crianças.

Quantas religiões existem? Quantos costumes sociais variam de país para país ou de região para região? Condenar e proibir são os para ignorantes.

Aqui, no país e na região em que habito, seria desrespeitoso eu festejar em cima de um caixão ou simplesmente devorar o corpo morto, mas em algumas tribos indígenas e em algumas regiões da Ásia é natural festejar a morte e lamentar o nascimento, comer a carne de seus mortos é tradição para os Aghoris e nada é proibido entre os mesmos.

Essas atitudes podem deixar alguns espantados, porém, eles devem se recordar que aquilo é um costume regional e não uma brutalidade ou desrespeito, a antropologia cultural deveria ser lecionada para ao menos ensiná-los a respeitar costumes e crenças diversificadas sem dizer o: “_Isso é proibido.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário